Caritas SP, ACNUR e Sesi/Senai-SP ampliam parceria para oferecer cursos a pessoas solicitantes de refúgio

O Serviço de Acolhimento e Orientação para Refugiados (SAOR) da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, o ACNUR e o Sesi/Senai-SP ampliaram a parceria para oferecer cursos profissionalizantes também a pessoas que possuem documentação de solicitante de refúgio. O benefício já era oferecido a pessoas com o status de refugiado reconhecido pelo Estado brasileiro.

Há duas décadas existe a parceria entre as instituições e o objetivo é a promoção de educação de qualidade, fomento à geração de empregos e integração da população refugiada que chega ao Brasil, por meio de cursos profissionalizantes. A ampliação do serviço aos solicitantes de refúgio atende a uma demanda antiga, uma vez que a pessoa que solicita refúgio possui a documentação que dá acesso a uma série de direitos, enquanto aguarda o governo brasileiro analisar o pedido de refúgio (análise que é feita pelo CONARE – Comitê Nacional para os Refugiados, órgão presidido pelo Ministério da Justiça).

A expansão no alcance dos serviços e dos programas do Sesi/Senai-SP é resultado de um diálogo entre parceiros (Caritas SP, ACNUR e Sesi/Senai-SP). Segundo a equipe de Integração da Caritas SP, é importante garantir que pessoas solicitantes de refúgio possam estruturar suas vidas enquanto aguardam a tramitação de seus pedidos de refúgio.

São mais de 40 cursos de curta duração, que serão oferecidos nas áreas de Marketing, Tecnologia, Gestão, Mecânica, Logística, Meio Ambiente, Metalúrgica, TI, Saúde e Segurança do Trabalho, Produção, Construção Civil e Automação.

Para mais informações sobre os cursos e como iniciar a formação, consulte o informativo a seguir:

 

1 comentário em “Caritas SP, ACNUR e Sesi/Senai-SP ampliam parceria para oferecer cursos a pessoas solicitantes de refúgio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *