Belém: Projeto Lixo Zero é destaque no VII Dia Mundial dos Pobres

projeto lixo zero

“Uma Ação Caritas realizada com mui­tas mãos. Sem essa união, isso não seria possível”. Foram com essas palavras que a coordenadora do Núcleo Belém da Cari­tas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), Adriana Omena, definiu o “Dia de Ação Caritas”, promovido no sábado, 18, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres.

Dentro da ação, aconteceu o Projeto Lixo Zero, realizado na Área Pastoral Nossa Senhora das Flores, no Parque das Flores, envolvendo cerca de 50 voluntá­rios, a Pastoral da Ecologia, a Coopera­tiva Chico Mendes, Colmeia, além da Comunidade Nossa Senhora das Flores. Participou da atividade o Padre Roma­nus Hami, SVD, responsável pela Área Pastoral.

Na ação, foram doados 500 cachor­ros-quentes, 500 copos de refrigeran­te, 300 sorvetes e 300 pedaços de bolo. Também houve brincadeiras, bazar de roupas, sorteios, pinturas faciais, oficinas de contação de histórias sobre recicla­gem e orientação sobre como fazer uma composteira doméstica.

Segundo Adriana, todos os brin­quedos levados foram adquiridos com o ticket do bazar. “Muitas roupas foram doadas e muitas arrecadadas. Também recebemos três caixas lota­das de livros. Tudo o que sobrou do bazar ficou para a comunidade, e será levado à população carente da região”, disse. Houve ainda coleta de material reciclável, que foi encaminhado à Co­operativa Chico Mendes.

Ao final do evento, o Padre Roma­nus enviou carta aos participantes da atividade, agradecendo-lhes pelo “gran­de testemunho de fé e amor pela vida da nossa casa comum, sociedade e de modo especial pela vida das crianças, jovens, adolescentes e famílias em nossa região periférica Parque das Flores”.

Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Be­lém, esteve presente no evento e pôde conhecer os projetos apresentados.

Com informações do Jornal O São Paulo