Núcleos Regionais da Caritas Arquidiocesana de SP terão programação especial pelo VII Dia Mundial dos Pobres

Dia Mundial dos Pobres

Os núcleos regionais da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), atuando na sensibilização, animação, articulação e promoção da caridade, realizarão uma série de atividades e serviços gratuitos por ocasião do VII Dia Mundial dos Pobres, conjuntamente com as pastorais sociais, paróquias e o Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua.

O Papa Francisco escolheu como tema para o VII Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado em 19 de novembro, a profecia de Tobias: “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7).

“Que a nossa solicitude pelos pobres seja sempre marcada pelo realismo evangélico”, consta em um dos trechos da mensagem para a data.

Entre as atividades que serão realizadas nos núcleos regionais estão doações de alimentos, palestras, serviços de corte de cabelo e manicure, encontros motivacionais, distribuição de itens de higiene, atividades lúdicas e oficinas.

“Queremos que as ações sejam um instrumento para levarmos a mensagem do Evangelho, a maneira como Deus pediu para que os pobres fossem acolhidos pelo amor fraterno. E a missão da Caritas Arquidiocesana de São Paulo é direcionar nosso amor e olhar àqueles mais fragilizados dentro de nossa sociedade”, afirma o Diácono Márcio José Ribeiro, Diretor da CASP.

“Propomos a todos que promovam atividades, despertando a criatividade das paróquias, pastorais, movimentos, associações, novas comunidades e organismos da Igreja em São Paulo para vivenciar este Dia Mundial dos Pobres 2023”, complementou.

A seguir, confira a programação dos núcleos regionais (NR) da CASP, à exceção do Ipiranga, que já realizou atividades em 8 de outubro, em parceria com o Lions Club do Ipiranga, entre as quais exames de visão em cerca de cem crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, além da entrega de 76 óculos.

NR BELÉM

Sábado, 18, das 9h às 15h
Comunidade Nossa Senhora das Flores (Rua das Rosas, 105, Parque das Flores)

Em parceria com a Pastoral da Ecologia, o núcleo vai realizar o Projeto Lixo Zero, oficina de reciclagem, atividades lúdicas, oferta de serviços de aferição de pressão arterial e índice de glicemia, serviços de beleza, distribuição de lanches, sorteios e bazar.

Serão ainda recolhidos os seguintes materiais recicláveis limpos, secos e separados por tipo: metais, papelão, vidro e plástico; eletroeletrônicos; óleo de cozinha usado; livros e gibis em bom estado; medicamentos vencidos e embalagens; buchas usadas (limpas e secas); canetas, lápis, canetinhas, borracha, apontador (para doação e/ou reciclagem); tampas plásticas e lacres de lata de alumínio; e cápsulas de café (pode ser com a borra de café).

NR BRASILÂNDIA

De 13 a 17, das 8h às 13h
Paróquia São Francisco de Assis (Rua Manoel Nascimento Pinto, 591, Jardim Guarani)

Haverá a entrega de 200 marmitas à população em situação de vulnerabilidade no bairro Capadócia, em ação solidária apoiada pelo Projeto Anjos da Missão Vicentina, criado pelo Padre Gutemberg Pereira e pela CASP.

Domingo, 19, das 14h às 17h
Paróquia Nossa Senhora das Dores (Avenida Elísio Teixeira Leite, 7.400, Taipas)

Haverá a exposição de todas as atividades sociais desenvolvidas pelas paróquias da Região Brasilândia. Na ocasião, os participantes do Projeto Arte de Cozinhar e Promover apresentarão os frutos da formação recebida, com a confecção de doces e pães.

NR LAPA

Domingo, 19, das 9h às 16h, em três endereços:
Setor Butantã – Paróquia São José do Jaguaré (Rua
 Bartolomeu de Ribeira, 33, Jaguaré);
Setor Pirituba – CEU Vila Atlântica (Rua Coronel
 José Venâncio Dias, 840, Vila Jaraguá);
Setor Rio Pequeno – Paróquia São Mateus (Av. Professor José Maria Alkimin, 254, Rio Pequeno).

E no mesmo dia, das 8h às 11h:
Setor Lapa-Leopoldina – CTA 8 – Centro Temporário de Acolhimento (Rua Cap. José Inácio do Rosário, 56 – Parque Res. Lapa).

Nos setores Butantã, Pirituba e Rio Pequeno, serão oferecidos os seguintes serviços gratuitos: assessoria jurídica, financeira e contábil; passagem com nutricionista, psicólogos e dentistas; assistentes sociais; cortes de cabelo, massagem etc.

Voluntários podem se inscrever no sitehttps://forms.gle/xUD317NDF9hXBKFo9.

Por sua vez, no CTA 8 será oferecido um café da manhã, bazar com roupas gratuitas, corte de cabelo, assessoria jurídica e música ao vivo ao acolhidos no local. Interessados em colaborar com o café da manhã podem enviar e-mail para: caritasnucleoregionallapa@caritassp.org.br.

NR SANTANA

Sábados, dias 11/11 e 2/12, das 9h30 às 16h As ações vão ocorrer em dois endereços:
Paróquia São Domingos Sávio (Rua Donato Luongo, 196, Vila Aurora)
Paróquia Sagrada Família (Rua Sete Cachoeiras, 35, Jardim Peri)

Na Paróquia São Domingos Sávio haverá a entrega de 216 litros de leite no dia 11/11. Já na Paróquia Sagrada Família, a ação, realizada em parceria com as Irmãs de São José de Chambery e colaboradores voluntários, ocorrerá em 2/12, com a oferta de serviços gratuitos de assistência jurídica, oficina de artes, serviços de beleza (cabeleireiro, manicure e design de sobrancelhas), prática esportiva (capoeira e judô) e entrega de kits com lanches.

NR SÉ

Domingo, 19, das 9h às 11h
Praça do Carmo (próxima da Rua Rangel Pestana, 230, Centro)

A ação será voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social da região central, com a oferta de alimentação, corte de cabelo, brechó solidário, escuta e atividades culturais.

Diretor da CASP participa de live sobre o VII Dia Mundial dos Pobres

O diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Diácono Márcio José Ribeiro, participou, no dia 10 de novembro, de live promovida pela Rádio 9 de Julho, sobre o VII Dia Mundial dos Pobres.

“É um dia voltado mais para o despertar a consciência do que de realizar, porque as atividades são, de certa forma, no seu dia a dia, realizadas. Mas é uma forma de a sociedade e a própria igreja olhar e ver”, disse o Diácono.

Ele lembrou que o próprio Papa Francisco, nessa data, realiza atividades para motivar a Igreja. “O próprio Papa Francisco, como ele tem feito todos os anos, estará em uma das paróquias almoçando com os pobres. Esse gesto é motivador e nos mostra que podemos fazer muitas coisas pelos pobres”, pontuou.

Para assistir à live, acesse o vídeo abaixo: