CASP-NÚCLEO REGIONAL LAPA PROMOVE FORMAÇÃO PARA O VIII DIA MUNDIAL DOS POBRES

Dia Mundial dos Pobres

A Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), por meio do Núcleo Regional Lapa, promoveu no sábado (21/9), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Lapa, na zona oeste de São Paulo, formação de agentes e voluntários Caritas e das paróquias da Região inspirados a participarem das ações do VIII Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá em novembro.

Conforme explicou a coordenadora do NR Lapa, Mônica Picco, a direção da CASP, braço social estendido da Igreja Católica, decidiu nomear a data como “Dia de Ação Social Caritas”, com uma série de atividades caritativas promovidas pelos seis Núcleos Regionais da CASP (Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé).

“O Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres não para comemorar, mas para mobilizar a Igreja, sensibilizar os cristãos em relação à desigualdade social, às injustiças com os pobres, mazelas da sociedade que não podem ser naturalizadas. E para lembrar sobre a obrigação da Igreja no serviço a esses irmãos e irmãs”, disse.

A formação contou com a participação de mais de 50 pessoas e teve abertura com uma palestra inspiradora de Padre Boris Agustín Nef Ulloa, diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e doutor em Teologia Bíblica.

‘Sorrir para os pobres’

Pe. Boris lembrou que o trabalho caritativo àqueles que se encontram em situação de fragilidade social requer entrega de coração. Evocando São Francisco de Assis, ele enfatizou que “não sorrir para os pobres é pecado”.

“Um abraço nos pobres vale mais do que dar comida nas paróquias”, disse Pe. Boris Nef Ulloa.

Também frisou a importância da oração como ferramenta para se avançar na caridade. “Se quer crescer na caridade você tem que orar. A oração é uma graça – não é castigo nem fazer favor a Deus. A oração é uma necessidade nossa. Muda a gente, transforma o orante”, afirmou.

Cuidar dos pobres, segundo Pe. Boris, “é uma forma de promover a paz, é seguir os passos de Jesus”.

Dinâmica

Após as palestras, os participantes foram divididos em três decanatos – São Tito, São Simão e São Bartolomeu – a fim de discutirem possíveis ideias que possam ser viabilizadas no “Dia de Ação Social Caritas”.

Entre propostas, estão: prestar serviços de assistência jurídica, saúde mental, esmalteria e cabeleireiro, feira de empregos, elaboração de currículos, entre outras.

Fique de olho em nosso site e redes sociais da CASP para saber mais informações.