Vice-diretor da CASP vai representar a Rede CLAMOR Brasil na II COMIGRAR

comigrar

O vice-diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) Padre Marcelo Maróstica Quadro foi eleito como um dos três delegados que vão representar a Rede CLAMOR Brasil na II COMIGRAR (Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia), que acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2024, em Foz do Iguaçu, Paraná.

A eleição aconteceu durante a Conferência Livre Nacional, promovida pela Rede CLAMOR Brasil, no último dia 16 de março, em São Paulo.

A conferência faz parte da etapa preparatória para a II COMIGRAR e teve a finalidade de eleger os delegados e as propostas que serão levadas à Conferência Nacional, com foco em três eixos temáticos, que são:

• Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente (Eixo 2);
  • Regularização migratória e documental (Eixo 5);
  • Enfrentamento a violações de direitos (Eixo 6).

A Rede CLAMOR Brasil está ligada ao Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, sendo definida como um espaço de articulação de serviços que a Igreja Católica tem realizado na área de migração, refúgio e enfrentamento ao tráfico de pessoas.

comigrar
Padre Marcelo Maróstica Quadro. Crédito: Arquivo CASP

“Minha candidatura foi enquanto representante da CASP e eu fui eleito com os votos de outras organizações e dos migrantes. Portanto, ter sido eleito um dos delegados para representar a Rede CLAMOR Brasil na II COMIGRAR, essa rede que é tão significativa pois congrega praticamente todas as organizações da Igreja que atuam já há muitos anos no Brasil com o tema refúgio, é um reconhecimento do importante papel da Caritas Arquidiocesana de São Paulo no acolhimento e assistência a esses nossos irmãos e irmãs que chegam ao Brasil buscando refúgio”, disse Padre Marcelo.

Papel da CASP em estâncias de decisões políticas

Prestes a completar 56 anos de história, a CASP é reconhecida por seu trabalho na acolhida, proteção e assistência a migrantes, refugiados e apátridas. Desde 1989, a entidade mantém uma parceria com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) nesse tema, por meio do SAOR (Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados).

Diante da importância do seu trabalho, ao longo dos últimos anos a CASP tem sido convocada a participar ativamente de instâncias de deliberações e decisões políticas acerca do tema refúgio.

A CASP participa das seguintes instâncias:

• CONARE (Comitê Nacional para Refugiados): a Caritas Arquidiocesana de SP participa como membro suplente da sociedade civil, com direito a voto nas decisões;
  • Comitê Estadual para Refugiados: a CASP participa do colegiado, que discute políticas migratórias no âmbito do estado de São Paulo.
  • CMI (Conselho Municipal de Imigrantes) de São Paulo: a entidade foi eleita no ano passado como organismo representante da sociedade civil. O colegiado tem o propósito de discutir políticas migratórias no âmbito da cidade de São Paulo.
  • Comitê Municipal de Políticas para Migrantes de Guarulhos: a CASP participa do comitê instituído por decreto em junho de 2022. Lembrando que a Caritas Arquidiocesana coordena a Casa de Acolhida “Todos Irmãos”, localizada em Guarulhos, em parceria com a Caritas Diocesana de Guarulhos, o ACNUR e a Prefeitura de Guarulhos.