Refugiados, migrantes e apátridas: participem das Conferências Locais Livres da Caritas Arquidiocesana de São Paulo! 

conferência livre

A Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) convida pessoas refugiadas, migrantes, apátridas e demais interessados(as) a participarem de duas Conferências Livres Locais que estão sendo organizadas pela entidade no âmbito da II COMIGRAR (Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia), na cidade de São Paulo (saiba mais detalhes de como participar e se inscrever no fim deste texto). 

A primeira delas será realizada em 24 de fevereiro, no Centro Pastoral São José, no Belenzinho, na zona leste de São Paulo, com o tema: “A Moradia como um Direito Social: discutindo questões habitacionais com refugiadas, refugiados e migrantes no município de São Paulo”

A segunda iniciativa, intitulada “Discutindo integração e saúde mental com refugiados, refugiadas e migrantes na zona leste de São Paulo”, está sendo organizada pela CASP em parceria com a ASCOM (Associação Comunitária São Mateus) e ocorrerá no dia 2 de março, no CTA 13 São Mateus, também na zona leste da capital paulista. 

Conferência CASP com a Ascom, no CTA 13 São Ma

Com 55 anos de história, a CASP tem dedicado grande parte deles a acolher, proteger e orientar pessoas em situação de refúgio e aquelas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Também tem atuado ativamente na construção de políticas públicas para refugiados, migrantes e apátridas em todas as esferas públicas (nacional, estadual e municipal). 

“O trabalho que vem sendo desempenhado pela CASP é orientado a partir das demandas das pessoas refugiadas e migrantes que nos procuram diariamente. Por isso, a participação ativa de cada uma delas nas Conferências é de extrema importância”, pontuou Victor Felix, analista de informações do SAOR (Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados). 

Victor lembrou que as Conferências Livres Locais servem para as pessoas refugiadas, migrantes e apátridas trocarem impressões entre si para que, juntas, construam e enviem propostas de políticas públicas ao Governo Federal. 

“É a oportunidade de se debater e construir, coletivamente, propostas que beneficiem a todos e todas. Por isso, queremos motivá-los e motivá-las a participarem ativamente das Conferências para que sejam os e as protagonistas desses espaços e, consequentemente, da formulação da política migratória brasileira”, enfatizou. 

De cada Conferência sairão até três propostas por eixo temático, as quais serão enviadas ao Governo Federal para discussão na Conferência Nacional, que acontecerá presencialmente em Foz do Iguaçu, no Paraná, nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2024. 

2ª Comigrar – o que é 

A 2ª COMIGRAR foi instituída pela Portaria Senajus (Secretaria Nacional de Justiça) nº 81, de 20 de setembro de 2023, com os seguintes objetivos: 

– Aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia; 

– Propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; 

– Promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; 

– Fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema. 

As conferências organizadas pela CASP correspondem à etapa preparatória da conferência nacional, prevista na portaria. 

Como participar e se inscrever 

1ª Conferência: 

“A Moradia como um Direito Social: discutindo questões habitacionais com refugiadas, refugiados e migrantes no município de São Paulo”

Organização: Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP). 

Local: Centro Pastoral São José. Avenida Álvaro Ramos, 366 – Belenzinho, São Paulo/SP, Brasil (220m da estação Belém do metrô – Linha 3, Vermelha). 

Data: 24/02/2024, das 8h às 18h. 

Formulário de inscrição:https://forms.gle/9mbnfv76Dzy97wRY8

OBS.: As inscrições também poderão ser feitas no local. 

2ª Conferência 

“Discutindo integração e saúde mental com refugiadas, refugiados e migrantes na zona leste de São Paulo”

Organização: Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) e Associação Comunitária São Mateus (ASCOM). 

Local: CTA 13 (Centro Temporário de Acolhimento) São Mateus. Av. Sapopemba, 13.483 – Jardim Adutora, São Paulo – SP (120m da estação São Mateus do monotrilho – Linha 15, Prata). 

Data: 02/03/2024, das 8h às 18h. 

Inscrições: No local.