Sé: Ações solidárias na região central marcam o Dia Mundial dos Pobres

dia mundial dos pobres

No domingo, 19, na região central da capital paulista, diversas ações foram realizadas por ocasião do VII Dia Mundial dos Pobres, cujo tema escolhido pelo Papa Francisco foi “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4,7).

As atividades foram organizadas pela Caritas Arquidiocesana – Núcleo Região Sé, em parceria com diversas organizações sociais. Uma jornada preparatória aconteceu entre os dias 12 e 19, com o tema “Olhe para mim!”. As atividades aconteceram no Núcleo de Convivência Estação Cidadania, uma parceria da Rede Rua e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.

A programação diversificada incluiu serviços essenciais como corte de cabelo, brechó solidário e escuta, além de momentos culturais. Marcaram presença representantes do Sefras – Ação Social Franciscana, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo da Rua, Rede Rua, Centro Gaspar Garcia e Paróquias São Gonçalo e Santa Margarida Maria.

Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, ressaltou a importância de se manter uma mentalidade de solidariedade ao longo do ano, reconhecendo a todos como pobres diante de Deus. Ele destacou que não se deve ignorar os menos favorecidos e sempre é preciso cultivar a gratidão por aquilo que se recebe.

Os representantes das instituições organizadoras da ação destacaram a relevância de proporcionar um dia de alegria aos mais vulneráveis da sociedade, bem como a necessidade de se refletir sobre a situação dos mais pobres não apenas neste dia, mas se envolver diariamente em ações de solidariedade e cuidado com aqueles que mais precisam.

Com informações do Jornal O São Paulo

Compartilhe essa notícia: