CASP recebe Medalha São Paulo Apóstolo pela 1ª vez

medalha

Dirigentes da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), coordenadores de Núcleos Regionais e agentes Caritas participaram, na terça-feira à noite (27/8), da cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo 2024, que aconteceu no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Tuca). A CASP foi premiada com a Medalha na categoria Comunicação Social.

Braço social estendido da Igreja Católica, a CASP atua na animação, promoção da caridade e articulação da ação social em nome da Arquidiocese de São Paulo. Para essa missão de articulação e comunhão do serviço da caridade, a entidade se utiliza dos meios de comunicação, como seu site, mídias sociais, além da capilaridade das comunidades eclesiais, por meio de seus agentes e voluntários. A partir deste ano, iniciou a produção de um caderno temático trimestral no semanário arquidiocesano O SÃO PAULO.

“Neste ano, a Caritas aqui de São Paulo está completando 56 anos de uma caminhada desafiadora, com grandes vitórias, mas também com momentos de dificuldades enormes, de reorganizações. Essa Medalha, de certa forma, premia e reconhece essa bela história que temos”, disse o Diretor da CASP, Diácono Márcio José Ribeiro, durante seu discurso na premiação.

Também faz parte dessa premiação o grande esforço de toda a Arquidiocese, pois nós temos um trabalho sempre com apoio completo da Rádio 9 de Julho, do Jornal São Paulo para que as nossas mensagens e nossos projetos sejam comunicados”, complementou o Diácono Márcio José Ribeiro.

Além do Diácono Márcio, também estiveram representando a CASP na premiação os vice-diretores Padre Marcelo Maróstica Quadro e Carlos Augusto Camargo; a vice-secretária Maria Inês Leandro; a coordenadora do Núcleo Regional Belém, Adriana Omena, e o tesoureiro do Núcleo, Davi de Andrade; o coordenador do NR Santana, Nilo Carvalho, e a esposa, Valéria de Lima Carvalho, e o agente Caritas Ebion.

‘Boas obras’

Instituída em 2015 pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, a Medalha visa a estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo, reconhecendo pessoas e instituições que se dedicam a esses propósitos.

Na abertura da cerimônia de premiação, o Arcebispo Metropolitano destacou que a Medalha reconhece o esforço e a dedicação daqueles que fazem coisas boas na Arquidiocese: “É bom que isso apareça e possa ser também dignificado com reconhecimento público. Evidentemente, nós não fazemos as coisas na Igreja para sermos reconhecidos simplesmente – nós fazemos pelo Reino de Deus –, mas Jesus também disse: ‘Brilhem as vossas boas obras, para que vendo-as glorifiquem o Pai do céu’ [cf Mt 5,16]. Portanto, é justo reconhecer as boas obras, o bem que é feito, as ações que edificam a Igreja e as outras pessoas de muitas formas”.

Dom Odilo também agradeceu o empenho dos membros das comissões organizadora e julgadora da Medalha São Paulo Apóstolo e a todos que indicaram pessoas e instituições para receberem a premiação. “Ninguém propõe a si mesmo para receber a premiação. É sempre alguém que propõe a outro. Portanto, agradeço àqueles fizeram indicações”, disse, parabenizando, por fim, a todos que os premiados na edição de 2024.

A Medalha foi concedida a sete pessoas e a três instituições (incluindo a CASP) e houve uma menção honrosa.

Com informações do Jornal O São Paulo (para conferir os outros ganhadores, clique aqui).

Assista ao discurso completo do diretor da CASP, Diácono Márcio José Ribeiro, no vídeo abaixo: