No domingo, 19, na região central da capital paulista, diversas ações foram realizadas por ocasião do VII Dia Mundial dos Pobres, cujo tema escolhido pelo Papa Francisco foi “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4,7).
As atividades foram organizadas pela Caritas Arquidiocesana – Núcleo Região Sé, em parceria com diversas organizações sociais. Uma jornada preparatória aconteceu entre os dias 12 e 19, com o tema “Olhe para mim!”. As atividades aconteceram no Núcleo de Convivência Estação Cidadania, uma parceria da Rede Rua e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.
A programação diversificada incluiu serviços essenciais como corte de cabelo, brechó solidário e escuta, além de momentos culturais. Marcaram presença representantes do Sefras – Ação Social Franciscana, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo da Rua, Rede Rua, Centro Gaspar Garcia e Paróquias São Gonçalo e Santa Margarida Maria.
Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, ressaltou a importância de se manter uma mentalidade de solidariedade ao longo do ano, reconhecendo a todos como pobres diante de Deus. Ele destacou que não se deve ignorar os menos favorecidos e sempre é preciso cultivar a gratidão por aquilo que se recebe.
Os representantes das instituições organizadoras da ação destacaram a relevância de proporcionar um dia de alegria aos mais vulneráveis da sociedade, bem como a necessidade de se refletir sobre a situação dos mais pobres não apenas neste dia, mas se envolver diariamente em ações de solidariedade e cuidado com aqueles que mais precisam.
Com informações do Jornal O São Paulo