Núcleos Regionais: braços de caridade da CASP nas regiões episcopais

caritas arquidiocesana

Sob o guarda-chuva da CASP também estão seis Núcleos Regionais, que representam as Regiões Episcopais da Arquidiocese: Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé.

Ao longo dos anos, os Núcleos Regionais começaram a ser administrados de modo separado do que seria a “sede” da CASP, sendo vinculados aos bispos auxiliares da Arquidiocese nas respectivas regiões.

Contudo, em 2011, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente do Conselho da CASP, inseriu no Estatuto da entidade um regulamento reunificando a estrutura administrativa, estabelecendo, assim, que as coordenações dos Núcleos Regionais se reportassem à diretoria da instituição. Desse modo, toda a estrutura passou a ter novamente um único balanço contábil.

Cada Núcleo Regional tem papel de extrema relevância nas regiões e comunidades onde atua, e em atividades no âmbito do Dia Mundial dos Pobres, Campanha do Agasalho Campanha da Fraternidade.

Todas as ações realizadas pelos Núcleos Regionais têm como característica o impacto direto e indireto nas populações em situação de vulnerabilidade social a que se destinam. Isso porque muitas das ações envolvem atividades de geração de renda, pois a CASP tem o intuito de “promover o desenvolvimento integral da pessoa humana (…)”, ou seja, possibilitar que cada indivíduo seja o agente construtor de sua própria trajetória de vida.

DIVISÃO DOS NRS:

Belém (zona Leste): É coordenado pela advogada e voluntária Adriana Omena. Entre os projetos tocados pelo NR Belém está o “Mãos Solidárias”, cuja proposta é colaborar com a melhoria da saúde mental de pessoas por meio do diálogo e terapia ocupacional, utilizando como ferramenta a confecção de produtos artesanais, que são posteriormente distribuídos a organizações sociais parceiras e comunidades da Região Belém. Há ainda o projeto “Costurando a Renda”, em parceria com outras entidades, com a proposta de contribuir para a geração de trabalho e renda a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Brasilândia (zona Norte): É coordenado pelo Diácono Francisco Pereira. No ano passado, o NR organizou, com apoio financeiro da CASP, o projeto “Arte de Cozinhar”, em parceria com a Paróquia de São Francisco de Assis, no Jardim Guarani, zona Norte da capital. O projeto contou com oficinas de panificação e confeitaria, voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com a proposta de geração de emprego e renda.

Ipiranga (zona Sul): Coordenado pelo Diácono Feliciano Bonitatibus, o NR realizou em 2023 uma ação em parceria com o Lions Club Ipiranga, para oferecer exames de visão a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres. Foram atendidas mais de cem pessoas nesta faixa etária. Foram doados mais de 70 óculos.

Lapa (zona Oeste): É coordenado pela assistente social Monica Picco. No ano passado, o NR Lapa organizou o curso “Fé e Finanças”, com o apoio das paróquias da região, para contribuir com a organização financeira de famílias em situação de vulnerabilidade. No Dia Mundial dos Pobres, o NR Lapa também realizou uma série de ações sociais nas regiões de abrangência. Em breve, iniciará uma formação para capacitação de agentes das pastorais da Região sobre o Credipaz, organização sem fins lucrativos que concede empréstimos para pequenos empreendedores.

Santana (zona Norte): É coordenado pelo Diácono Nilo Carvalho. O NR possui atuação com comunidades carentes da Região para distribuição de cestas básicas e, também, ações de combate à violência contra crianças de comunidades carentes da região. Por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, no ano passado, o NR promoveu ação para distribuir 216 litros de leite a famílias vulneráveis econômica e socialmente.

Sé (região Central): Coordenado pela Irmã Elizangela Matos dos Santos, o NR Sé tem como foco principal o trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade da região central da cidade. Recentemente, a unidade iniciou o “Projeto Transforma”, com o apoio da Congregação Irmãs de Santa Cruz, por meio da qual promoverá cursos e oficinas para geração de renda. Além disso, no local acontecem palestras e rodas de conversa sobre diversos temas, como violência de gênero.

Casa-escola de caridade e o voluntariado na CASP
O trabalho realizado pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo não seria possível sem o auxílio de voluntários. São eles que dirigem, coordenam e apoiam todas as ações da CASP. Mas não só: o voluntariado da CASP já foi acionado para dar suporte a parceiros da entidade, como a Defesa Civil de São Paulo.

A CASP se entende como local de aprendizado e testemunho de vivência cristã, nos moldes de uma casa-escola de caridade, tanto para seus colaboradores internos quanto para as pessoas com quem interage.

Afinal, o trabalho desenvolvido pela CASP aponta para valores de vida, que estimulam o saber dar-se de si próprio, com solicitude e gratuidade.

É um ambiente na qual todos podem desfrutar de abertura para o diálogo livre e sincero. Simultaneamente, é também uma escola de realismo da condição socioeconômica enfrentada pelas pessoas que padecem mais duramente a realidade da vida, estimulando em cada indivíduo o próprio amadurecimento e o desejo de participar diretamente da construção do bem comum.

Outras ações: Campanhas SOS Litoral Norte e SOS Rio Grande do Sul
Além da Campanha do Agasalho, que realiza todos os anos, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo também se envolve em outras iniciativas. No ano passado, por exemplo, a entidade realizou duas campanhas para arrecadação de recursos para as vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo e no Rio Grande do Sul.

A campanha SOS Litoral Norte arrecadou mais de R$ 230 mil, que foram repassados à Caritas da Paróquia de São Sebastião e, também, à própria paróquia.

Pouco mais de um ano depois da tragédia, os recursos ainda continuam ajudando a comprar itens de necessidades básicas às famílias que perderam tudo.

Leia o caderno especial da Caritas Arquidiocesana de São Paulo publicado no jornal O São Paulo clicando aqui.